segunda-feira, 24 de maio de 2010

Faça você mesmo seus convites

Uma ótima idéia para economizar e fazer os seus próprios convites.
Você pode comprar os papeis em branco ou aqueles chamados papeis especiais que ficaram perfeitos para a ocasião, eles geralmente custam um pouco mais caro que o sulfite porem a textura do papel e a qualidade vai dar o toque necessário com muita elegância.
Os mais utilizados para convites são os tipos vergé e couché nas cores branco, creme e marfim (é mais difícil imprimir em papéis escuros).
faça varios teste com o papel sulfite para pode verificar as condiçoes da impressão, veja se está alinhado e de acordo com o que você quer, e depois de tudo certo passe a imprimir nos papeis especiais.

Agora vem a pergunta.
O que devo escrever?

* Passar informações necessárias (noivos, data, local, horário…).
* Indicar o grau de formalidade da festa (para que as pessoas saibam o que usar).
* Servir de lembrete para os convidados.

O estilo do texto deve combinar com o perfil dos noivos e o tom da festa. Para os tradicionais, cabe a linguagem formal, com números em extenso (em vez de “2008″ , “dois mil e oito”). Para casais descontraídos, Como enfeitar o envelope

Pequenos detalhes deixam mais gracioso até o convite mais simples. Algumas idéias:

Fechar os envelopes com lacres de resina em forma de coração ou com as iniciais dos noivos;
Envolver o envelope com uma fita, na horizontal ou na vertical e prender com um laço, um lacre ou um pedaço pequeno de papel com o nome do convidado;
Fazer o mesmo com um cordão rústico e, no laço, encaixar algumas flores secas ou um pingente fofo (de metal, plástico, que imite um cristal…).o texto segue a linha coloquial (mais informal) e pode até incluir irreverências como “Finalmente vamos casar e você é nosso convidado”.

segundo a consultora Vera Simão.

Seja qual for o estilo, devem constar no convite obrigatoriamente as seguintes informações: nome dos noivos, nome dos pais (se estes forem os anfitriões), data, horário e local da cerimônia e da festa, se houver e endereço dos noivos (dos pais ou dos próprios, para entrega de presentes). Costuma-se usar uma frase romântica no topo. Pode ser um versículo, um poema, um trecho de uma música… O que os noivos quiserem.

Como enfeitar o envelope

Pequenos detalhes deixam mais gracioso até o convite mais simples. Algumas idéias:

Fechar os envelopes com lacres de resina em forma de coração ou com as iniciais dos noivos;
Envolver o envelope com uma fita, na horizontal ou na vertical e prender com um laço, um lacre ou um pedaço pequeno de papel com o nome do convidado;
Fazer o mesmo com um cordão rústico e, no laço, encaixar algumas flores secas ou um pingente fofo (de metal, plástico, que imite um cristal…).

Como subscrever o envelope

O tom do convite depende do perfil dos convidados e de seu relacionamento com os noivos.

Amigos próximos: podem ser chamados apenas pelo nome, sem pronome de tratamento. A intimidade permite complementos como “Ao querido amigo Fulano de Tal”.
Casais solteiros: podem receber convites separados ou apenas um;
Casais casados: “Sr. e Sra. Fulano de Tal” ou “Sr. Fulano e Sra. Fulana de Tal”. Para convidar a família toda, “Sr. Fulano de Tal e família”. Se os noivos não conhecem os cônjuges dos convidados, devem escrever “Sr. Fulano de tal e Sr.” ou “Sra. Fulana de Tal e esposo”.
Os nomes podem ser impressos no envelope, mas fica mais elegante se forem escritos à mão. Isso pode ser feito por um membro da família que tenha letra bonita e disposição para ajudar. Canetas do tipo rollerball têm um ótimo resultado. Para convites tradicionais, use tinta preta; tons metálicos ou coloridos estão liberados para os mais modernos, desde que combinem com o estilo e a decoração da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário